Túlipa

A túlipa é um género de planta da famílias das liliáceas com cerca de 100 espécies. Contrariamente ao que se pensa, as túlipas não são originárias da Holanda. Elas são originárias da Túrquia, tendo sido trazidas para a Europa no século XVI pelo botânico bávaro Conrad von Gesner. Existe também a teoria de que as túlipas foram introduzidas na Europa por Lopo Vaz de Sampayo, um governador português dos territórios portugueses na India, tendo este trazido os bolbos do Sri Lanka aquando do seu regresso a Portugal. Contudo, esta história é pouco credível, uma vez que as túlipas não se dão no Sri Lanka e a ilha fica fora da rota que Sampayo deveria tomar na sua viagem de regresso. Independentemente de quem as trouxe para a Europa, o grande responsável pela sua proliferação é Charles de L’Ecluse (Clusius), um professor na faculdade de medicina da universidade de Leiden, que no final do século XVI foi autor do primeiro grande trabalho sobre túlipas e era proprietário de jardins com grandes quantidades de túlipas.

Túlipa matizada

O nome da flor foi inspirado na palavra Persa tulipam que significa turbante, tendo o erro a sua provável origem no costume turco de usar flores nas dobras dos turbantes. As túlipas não crescem na natureza em climas tropicais, uma vez que elas necessitam de um Inverno frio para florirem com sucesso.
Algumas variedades de túlipas apresentam padrões com múltiplas cores. Este fenómeno tem a ver com mudanças nos pigmentos das flores da túlipa. Estas variedades matizadas (ou variegadas) obtiveram os seus vistosos padrões graças a uma infecção viral transmitida por um insecto do pessegueiro muito comum nos jardins europeus do século XVII. Porém, este vírus além de dar uma beleza extra às flores da túlipa, também acabava por lhes causar a morte. Actualmente, vírus está quase totalmente erradicado das plantações.
Durante os meses de Abril e Maio, ocorrem na Holanda e em partes da América do Norte grandiosos festivais de túlipas. A não perder!

Keukenhof, holanda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: