Outra perspectiva sobre a previsível guerra contra o Irão

 Uma colecção de artigos sobre as razões que deverão levar os EUA a começar uma nova guerra, desta vez contra o Irão. Nestes artigos (tal como neste, neste e neste – uma pesquisa por "Iran Oil Bourse" encontrará mais alguns), argumenta-se que a verdadeira razão para a guerra que se avizinha e que está a ser planeada desde o início de 2005, pode não ser a ameaça nuclear, mas sim a Bolsa Iraniana do Petróleo (Iran Oil Bourse) que irá transaccionar exclusivamente em Euros.
Especula-se que terá sido o facto de o anterior regime iraquiano ter, em 2002, recusado aceitar o dólar como moeda de pagamento das exportações de petróleo do programa da ONU Oil For Food, que conduziu há invasão do Iraque por parte dos EUA.

O regime iraniano é certamente uns dos que menos simpatia nutre pelo Ocidente e essa é certamente uma boa razão para, nas instâncias apropriadas (nomeadamente junto da ONU), questioná-lo sobre as verdadeiras intenções do seu programa nuclear, contudo, usar a questão nuclear como argumento para iniciar uma nova guerra pode parecer algo excessivo, se levarmos em conta que, por um lado é um argumento semelhante ao usado na questão do Iraque (armas de destruição maciça) e que se provou ser totalmente falso e por outro lado, pode estar a servir de embuste para esconder a verdadeira agenda dos EUA. Dir-se-ia que aos poderosos todos os excessos são permitidos.
Um outro aspecto preocupante da questão, é o facto de a generalidade da comunicação social dar toda a cobertura à questão nuclear do Irão, sem procurar outros motivos para que toda a preocupação dos EUA se centre no Irão, especialmente quando existem no mundo outros países com programas nucleares fora do controlo da ONU e com líderes suficientemente insensatos para fazer uso deles para fins não-pacificos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: