Pérolas na net

Desde que há alguns anos comecei a trabalhar em ambiente Unix, desenvolvi um gosto especial por gestores de ecrãs virtuais (GEV). Os GEV são particularmente úteis quando se pretende que aplicações de uso mais ou menos frequente (e.g cliente de e-mail, agenda, etc), ou quaisquer outras aplicações que queiramos manter abertas, não ocupem espaço no desktop (ou na taskbar).

Em ambiente Unix, os GEV são relativamente simples e acima de tudo são muito fiáveis, fazem aquilo a que se propõe e fazem-no bem. Por seu lado, em ambiente Windows, os GEV tendem a ser mais vistosos, permitindo por exemplo a definição de diferentes wallpapers para diferentes desktops, a definição de regras de comportamento para janelas ou grupos de janelas, entre outros aspectos mais ou menos úteis. Infelizmente, o preço de todas essas funcionalidades acrescidas é pago em fiabilidade e estabilidade da aplicação. É normal em alguns destes GEV que algumas janelas teimem em aparecer sempre no desktop activo ou que, pura e simplesmente, desapareçam sem deixar rasto. Das várias alternativas que tentei (shareware e freeware), apenas uma pequena minoria se mostrou digna de uma segunda tentativa.

Neste momento, uso dois GEV diferentes, um no trabalho (sDesk) e o outro em casa (Virtual Dimension), sendo que ambos são freeware… ou mais exactamente, abandonware, uma vez que o seu desenvolvimento foi abandonado e os autores deixaram de dar suporte na correcçao de possíveis erros. Felizmente, isso não se tem revelado necessário porque, apesar de algumas falhas menores, ambos têm um comportamento que, no final das contas, se pode considerar bastante estável.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: