An Inconvenient Truth

Documentário de Davis Guggenheim. EUA, 2006.

Um documentário sobre as alterações climáticas em que o principal protagonista é o ex-Vice-Presidente dos Estados Unidos Al Gore. O documentário é o primeiro em que parte das receitas geradas será canalizada para investimentos em energias renováveis com o intuito de anular as emissões de carbono que decorreram da sua produção (o mesmo tinha já acontecido com os filmes The Day After Tomorrow e Syriana).

No documentário, Gore faz mais uma palestra em que vai mostrando os seus slides com muitas imagens atraentes e com gráficos elaborados a partir das medições das temperaturas e quantidades de carbono na atmosfera das últimas décadas. Estas imagens e gráficos ilustram de forma clara as alterações para as quais Gore pretende chamar a atenção. O documentário segue fazendo uso de uma linguagem muito directa recorrendo frequentemente a exemplos concretos, ao bom estilo americano, que, por um lado espetam várias farpas nas anteriores administrações republicanas (Reagan, Bush pai e Bush filho aparecem fazendo declarações pouco amigas do ambiente – registadas durante os respectivos mandatos) e por outro, mostram momentos da vida pessoal de Gore e do seu trabalho como membro do Senado americano em favor do ambiente. Não tirando mérito nem significado à mensagem de Gore, estas passagens do documentário dão a entender que, além de um alerta para as questões relacionadas com as alteração climáticas, assistimos também a uma acção de propaganda destinada à promoção de Gore na corrida às eleições que decorrerão no final do próximo ano. Ainda assim, mesmo para o espectador não-americano, é o documentário a não perder.

Nota: O post anterior foi feito antes de ver o documentário, mas nele, a mesma foto e a mesma citação de Carl Sagan referidas no post são mencionadas. Suponho que se trata de uma coincidência no sentido em que quem disponibilizou o link para o site (no del.icio.us) deverá te-lo feito, muito provavelmente, por ter visto a referência à foto em An Inconvenient Truth.

Tags:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: