Vistas aéreas

Duas imagens aéreas retiradas do GoogleEarth de dois locais que me são bastante familiares.
Borne (~19000 habitantes) fica no leste da Holanda junto à fronteira com a Alemanha, é servida pela linha de comboio e pela auto-estrada que liga Amesterdão a Berlim. As principais actividades económicas são o comércio, serviços, alguma agricultura e pequena indústria.
Ericeira (~6000 habitantes) fica na costa oeste de Portugal junto ao Oceano Atlântico, é servida pelas estradas nacionais 116 e 247 que a ligam a Mafra, Sintra e Torres Vedras. As principais actividades económicas são o comércio, o turismo, alguma agricultura e serviços.


Borne


Ericeira

Não se encontram grandes semelhanças entre estes dois locais, mas a diferença que mais chama à atenção é a qualidade do urbanismo de ambos. Nas últimas duas décadas a Ericeira conheceu um crescimento desenfreado (e sobretudo desorganizado), semelhante a tantas outras localidades costeiras em Portugal, que a tem descaracterizado e ameaça tornar em mais um subúrbio de Lisboa. Esse estatuto deverá ser atingido em breve quando for inaugurada a auto-estrada que a ligará a Mafra/Malveira/Lisboa que deverá dar um novo impulso à construção em todo aquele eixo contribuindo para uma maior degradação e descaracterização de toda a região. Tudo a bem do progresso e para benefício de uns quantos privilegiados.


Technorati : , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: