Acerca de freeware

Existem várias definições para freeware. No dicionário online da Porto Editora, surge a seguinte definição:

programa de computador (software) distribuído em regime gratuito, mas de acordo com alguns princípios gerais, nomeadamente a impossibilidade de venda;”

Segundo esta definição algo vaga, freeware são todos os programas de computador que podem ser adquiridos e usados sem custos monetários. Já de acordo com os participantes do grupo alt.comp.freeware da Usenet, a definição de freeware é algo mais restritiva:

Freeware: Legally obtainable software that you may use at no cost, monetary or otherwise, for as long as you wish.

Além de explicitar que o software deve ser obtido de forma legal, reforça também que não devem haver outros custos associados ao uso do programa (tais como funcionalidades reduzidas por comparação com as versões pagas ou visionamento de publicidade) e refere ainda que o uso é ilimitado no tempo. Esta definição é complementada por uma série de outros tipos de programas que definições menos restritivas considerariam freeware, mas que têm custos não monetários associados (Glossário de definições dos participantes do alt.comp.freeware).

De acordo com o projecto GNU, um projecto de software livre que pretende desenvolver software que sirva de alternativa e que funcione em conjunto com software não livre, a definição de freeware é a seguinte:

“…pacotes que permitem redistribuição mas não modificação (e seu código fonte não está disponível). Estes pacotes não são software livre, portanto não use “freeware” para referir-se a software livre.”

Esta definição pretende simplesmente fazer a distinção entre freeware e software livre. Quanto à definição da Wikipedia, parece ser um consenso entre a ausência de custos monetários da definição da Porto Editora e a ausência de limites temporais para o uso do software:

Freeware is copyrighted computer software which is made available for use free of charge, for an unlimited time, as opposed to shareware where the user is required to pay (e.g. after some trial period or for additional functionality).”

O consenso geral parece ser que as aplicações com licença de freeware não têm custos monetários associados, quanto aos restantes custos, sejam o visionamento do publicidade ou outros, dependem da tolerância e compreensão do utilizador em relação a esses aborrecimentos.


Technorati :

Deixe um comentário