Hype!

Documentário de Doug Pray. E.U.A, 1996.

Uma viagem desde as origens do movimento grunge em meados da década de 1980 até ao seu quase desaparecimento cerca de dez anos depois.
O movimento teve origem em Seattle, no noroeste dos E.U.A., numa altura em que a cidade não fazia parte do itinerário das tourneés das grandes bandas, criando assim espaço para as pequenas bandas da cidade se mostrarem em concertos em bares e pequenas salas de espectáculos. Simultaneamente, começaram a surgir pequenas editoras e fanzines quase artesanais que acabariam por tornar-se nomes de culto (como a SUB-POP) e que iriam ajudar à divulgação do fenómeno grunge. Na passagem da década de 1980 para 1990 quando bandas como Alice in Chains, Nirvana, Pearl Jam e Sound Garden começaram a ganhar popularidade, o grunge deixou de ser um movimento local de bandas de garagem formadas entre amigos e ganhou proporções globais, contratos milionários e atenção constante dos media. Esta exposição excessiva e a pressão dos media tornou o movimento numa moda com a qual os seus mentores não se identificavam e com a qual não sabiam e não queriam lidar. Os casos de Andrew Wood (Mother Love Bone) , Kurt Cobain (Nirvana) e Layne Staley (Alice in Chains), entre outros, são tristes exemplos dessa inadaptação à popularidade, à pressão dos media e ao consumo excessivo de drogas.
Além de muitos depoimentos de personalidades mais ou menos conhecidos do movimento grunge e de muita música, o documentário exibe também a primeira apresentação ao vivo de Smells Like Teen Spirit o hino que lançou para a fama não só os Nirvana mas também o grunge.


Technorati : , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: