O Português Que Nos Pariu

O Português Que Nos Pariu – Angela Dutra de Menezes, 2000.

O papel e a influência de Portugal na formação do Brasil e da sua cultura vistos a partir do Atlântico Sul com uma dose característica de bom humor. Condensar em menos de 200 páginas a História de Portugal e passar, ainda que superficialmente, pelos períodos anteriores à fundação da nação, requer um elevado poder de síntese. No entanto, a autora consegue manter o essencial da História acrescentando-lhe apontamentos de humor que rompem com a visão mais tradicional da História. Pelo meio, deu-me ainda tempo para aprender que a expansão territorial do Brasil se deu aquando (e por consequência) do reinado os Filipes e que a Revolução Industrial em Inglaterra foi em grande parte financiada pelo ouro trazido do Brasil pelos navios portugueses que, graças a acordos comerciais extremamente desvantajosos, não fazia mais do que uma pequena escala em Portugal, para depois seguir viagem até Inglaterra.

“…nenhuma alcunha define melhor dom Manuel que o Venturoso. Cara de sorte. Se, naquele idos, existissem lotarias, ele paparia todas.
   Para começar, couberam-lhe as glórias da vitoriosa viagem de Vasco da Gama, planejada nos tintins por dom João II. Na história do descobrimento do caminho marítimo para as Índias, a única coisa que dom Manuel fez foi ordenar que Lisboa festejasse a efeméride.”
   “Mal Portugal sossegou da orgia, veio Cabral e… pimba: chutou dom Manuel para a história de outro continente. Novas festas, novos delírios e assim nasceu o carnaval.”

Apesar de alguns avanços e recuos cronológicos entre capítulos que causam alguma confusão ao leitor, trata-se de uma óptima lição da História de Portugal.

 

Technorati Tags:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: