Reflexões no dia de reflexão

Após duas semanas de campanha para as eleições autárquicas, estas são algumas das reflexões que apressadamente me ocorrem:

1. A luta pelo poder é tão intensa que a campanha pareceu um jogo do vale tudo. Desde insultos a acusações várias (que sempre surgem nestas alturas) cujo fundamento muitas fica por demonstrar (donde se pode talvez deduzir que serão falsas ou trunfos para lançar de novo em futuras batalhas), tudo veio a lume e no final, a ideia que fica é que independentemente de quem ganha, nada muda.
Outro aspecto relacionado com a luta pelo poder é o apelo ao voto útil. Este serve os interesses dos partidos com aspiração a governar mas por vezes parece transformar em inimigos os adversários políticos, além de que leva muitos eleitores a votar, não no que lhe dita a consciência, mas no que lhe parece ser um mal menor.

2. Habilmente, aquele que tinham que prestar contas pelos resultados da anterior legislatura conseguiram travestir-se de modo a vestir a pele do avaliador.

3. A cobertura dada pelos media à campanha teve sempre maior enfoque nos “casos” que foram sendo lançados dia após dia do que nas propostas que os eleitores deveriam avaliar.
Por outro lado, os pequenos partidos (actualmente sem assento no parlamento), foram mais uma vez ignorados (particularmente durante o período oficial de campanha), não só pelos media, mas também pelos partido com assento no parlamento, através da recusa em participar em debates conjuntos. Essa atitude sobranceira acaba por diminuir a democracia e de certo modo limitar as opções dos eleitores. Fica assim comprometida a possibilidade de tomar conhecimento de propostas alternativas, de ter maior diversidade e novos protagonistas no parlamento. Compromete-se também a possibilidade de mostrar aos “cinco” com assento no parlamento que o povo comça a estar cansado deles.

4. Será o novo parlamento o reflexo do povo que representa?

Technorati :

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: