Munique

Março 7, 2006

Filme de Steven Spielberg. EUA, 2005.

Munique

Durante os Jogos Olímpicos de Verão, em Munique (1972), o mundo assiste pela televisão a um ataque terrorista sem precedentes. Um grupo de extremistas palestinianos invade a aldeia olímpica assassinando dois membros da equipa israelita e capturando outros nove como reféns. O que se seguiu foi uma longa e angustiante espera que culminou num massacre transmitido para todo o mundo. O filme mostra-nos a operação de vingança arquitectada pelo governo e serviços secretos israelitas que se seguiu ao ataque e que visava a liquidação de 11 homens alegadamente envolvidos no ataque de Munique.
Apesar de alguns esforços para a paz, em Israel e na Palestina o clima de guerra continua, ainda hoje, presente. Olho por olho, dente por dente.

Anúncios

Os selos mais valiosos do mundo

Fevereiro 24, 2006

Black on magenta

Ano de emissão (1856)

No século XIX na Guiana Britânica, os selos eram trazidos de Inglaterra, mas quando em 1856 o stock de selos no arquipélago se esgotou, o administrador do correios locais viu-se forçado a pedir ao editor de um jornal de Georgetown que procedesse à emissão de uma série para acudir àquela urgência.  Esta série foi constituída por selos de 1 cêntimo (para os jornais) e por selos de 4 cêntimos (para a correspondência) e, ao contrário do habitual, os selos de valor facial igual foram imprimidos em cor e papel iguais. Os selos têm uma forma octogonal e foram impressos com tinta preta sobre papel de cor magenta. Dada a reduzida qualidade da impressão dos selos, o administrador dos correios pediu aos seus funcionários, como medida de segurança, que escrevessem as suas iniciais nos selos antes de os vender. Além de ser um dos selos mais caros do mundo, o Black on Magenta de 1 cêntimo da Guiana Britânica é também um dos mais raros. Em 1970, um exemplar (julga-se que o único) foi adquirido por um coleccionador pelo valor de 240 mil dólares, e cerca de 10 anos mais tarde, o mesmo selo voltaria a ser vendido num leilão por 935 mil dólares. Entretanto, os Black on Magenta de 4 cêntimos da mesma série, têm valores que variam entre os 7 e os 60 mil dólares.

Os selos mais valiosos do mundo

Fevereiro 21, 2006

Post office mauritius

Ano de emissão (1847)

Em 1847, o governador das Ilhas Maurícias, uma colónia britânica no Oceano Índico, decidiu proceder à emissão dos primeiros selos postais daquele território. A escolha para a produção dos dois selos (um de um pence e outro de dois pence) recaiu sobre o relojoeiro da capital Port Louis. Durante a preparação para a impressão dos selos, o relojoeiro, por engano, imprimiu as palavras Post Office em vez de Post Paid. Quando o erro foi detectado, já mais de 200 cópias dos selos tinham sido vendidas. Estima-se que cerca de 30 exemplares desses selos tenham chegado aos nossos dias e o valor de cada uma está estimado em cerca de 600 mil dólares – ou mais, dependendo do estado de conservação de cada exemplar. Em 1993, um conjunto de dois destes selos foi vendido pela quantia de 3.8 milhões de dólares, o valor mais elevado alguma vez pago até essa altura por um item filatélico.

Os selos mais valiosos do mundo

Fevereiro 21, 2006

Sweden three skilling banco, yellow color error

Ano de emissão (1855)

O selo de 3 xelins foi emitido na Suécia em 1855. Graças a um erro, o selo foi imprimido em papel amarelo (que deveria ser usado no selo de 8 xelins) em vez do seu habitual papel verde. Uma cópia desta variedade amarela do selo foi encontrada em 1885 por um jovem sueco na colecção do seu avô. Até hoje, nenhuma outra cópia desse selo foi encontrada, o que torna este exemplar único! Em 1996, um coleccionador anónimo adquiriu essa preciosidade pela espantosa quantia de 2,3 milhões de dólares.

Nota: Em 1776, a divisa sueca era o Daler real (Riksdaler) e este dividia-se em 48 xelins (Skillings) e um xelim dividia-se em 16 runes (Runstycken). Em 1855, têm lugar duas reformas no sistema monetário sueco; a entrada em vigor do Riksdaler Riksmynt e a troca para o sistema decimal em que um Riksdaler Specie é igual a 4 Riksdaler Riksmynt e este igual a 100 öre.