Inside Man

Abril 17, 2006

Filme de Spike Lee. EUA, 2006.

Inside man

Este é provavelmente o filme mais main stream de Spike Lee e não sendo isso necessariamente algo negativo, ele beneficia ainda de um argumento bastante engenhoso e inteligente.
Durante um assalto a um banco em Manhatan, são tomados 50 reféns. Enquanto a polícia de Nova Yorque faz todos os preparativos para garantir que consegue impedir o sucesso do assalto e salvar os reféns, o grupo assaltante faz também os seus preparativos para garantir que consegue levar até ao fim os seus intentos. Intentos esses que acabará por se ver que não passam por uma tentativa de roubo de dinheiro. Disto tem também a noção o próprio dono do banco – senhor de um passado que pretende manter escondido – que acaba por tomar medidas para garantir a segurança de informações vitais a seu respeito, introduzindo ainda mais agitação a uma situação já de si muito volátil. O desfecho não é exactamente inesperado, mas está bem conseguido. Durante o filme, assiste-se a constantes avanços e recuos no tempo em que decorre a acção e assiste-se também a uma série de diálogos carregados de um refinado humor.

Anúncios

Os selos mais valiosos do mundo

Março 15, 2006

Franklin z-grill

Ano de emissão (1867)

Este é o selo mais raro dos Estados Unidos, havendo conhecimento da existência de apenas dois exemplares. O selo tem estampada a efígie de Benjamin Franklin e tem gravado em relevo um padrão de quadrados minúsculos que dá pelo nome de Z-Grill. A ideia por trás desta grelha era permitir que a tinta do carimbo fosse absorvida pelo papel do selo evitando assim a sua lavagem e posterior reutilização indevida. O uso das Z-Grills revelou-se pouco prática e em breve acabaria por ser interrompida.
Um exemplar deste selo foi vendido em 1988 por 930 mil dólares.